RSS

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Polissonagrafia

















Obs: fotos do local onde realizei o exame

Oi meninas, voltei!

Como havia dito para vocês ontem fui fazer o exame de polissonagrafia. Vou explicar um pouquinho melhor para que serve esse exame:

A Polissonografia é o método mais objetivo para avaliação do sono e de suas variáveis fisiológicas. Através do registro de três parâmetros mínimos que são o eletroencefalograma, eletrooculograma e do eletromiograma submentoniano pode-se quantificar e qualificar o sono do indivíduo. O registro de parâmetros acessórios como fluxo aéreo nasal, a oximetria, o esforço respiratório, o eletrocardiograma, o eletromiograma tibial anterior, dentre outros, são realizados conforme o objetivo do estudo e contribuem para o diagnóstico de doenças relacionadas ao sono.

A polissonagrafia é útil na investigação, no tratamento e no seguimento de pacientes com distúrbios do sono. As principais indicações de polissonagrafia são:

1-Sonolência Diurna Excessiva (Narcolepsia, Hipersonias Idiopática ou Recorrente, etc);
2-Distúrbios respiratórios durante o sono (Roncos, Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono, Síndrome de Aumento de Resistência das Vias Aéreas Superiores, etc);
3-Instalação de CPAP;
4-Controle pós-tratamento (cirurgia, sonoplastia, aparelhos bucais, etc) de Síndrome de Apnéia Obstrutiva do Sono;
5-Distúrbios do ritmo cardíaco que ocorrem durante o sono;
6-Distúrbios de comportamento que ocorrem durante o sono (Sonambulismo, Distúrbio de Comportamento do Sono REM, Epilepsias, etc);
7-Síndrome de Pernas Inquietas e Movimentos Periódicos dos Membros;
8-Insônia. Em alguns casos a indicação é absoluta, e em outros é relativa.


Fontes:
INL (Instituto de Neurologia Funcional)
Clínica Saúde (Centro de Saúde Ocupacional)

Como eu havia dito para vocês, meu marido me disse que estou roncando. Passei essa informação para a médica e ela me pediu para fazer esse exame. Ela desconfia que posso estar com apnéia do sono (que é quando ocorrem paradas repetidas e temporárias da respiração durante o sono. Como esse distúrbio freqüentemente é associado aos roncos ela pediu para verificar). A médica havia me dito que era difícil de conseguir e por isso liguei ontem mesmo. Como houve uma desistência, fui fazer ontem mesmo.

Eles pedem para você jantar normalmente (alimentos não muitos pesados), estar com cabelos limpos e secos, levar objetos de higiene pessoal e pijama (de preferência aberto na frente).

Meu esposo conseguiu chegar um pouco mais cedo e me levou. A moça me chamou e me levou para um quarto simples e limpo, que tinha uma cama, um local para pendurar as roupas e um banheiro com chuveiro. Após eu ter me trocado, veio outra moça que me pediu para sentar de costas para ela num banquinho e começou a amarrar partes do meu cabelo. Nisso ela foi passando um gel geladinho, colando uma série de eletrodos e fios. Tinha eletrodos na parte superior, anterior e lateral da cabeça, na nuca, no peito, na perna (lado esquerdo), além de oxímetro no dedo indicador da mão esquerda (não deu para tirar fotos, mas imagino como ficou... rs...).

Após ela me pediu para deitar na cama para fazer o teste: piscar, mexer os olhos e os pés. Saiu e apagou a luz. Ficamos eu e a minha insônia no escuro. Digo para vocês: não dormi bem. Você fica com aquele monte de fios pendurados e com aquele gel geladinho no seu rosto. Pode virar de lado, mas é estranho, nunca havia dormido fora de casa depois que me casei.

Mas deu tudo certo e pego o resultado em 8 dias úteis.

Chegando em casa tive que lavar o cabelo, pois onde foi aplicado o gel, fica duro e com uma colinha branca.

Affffff......


Voltando a pneumologista: fiz ontem também minha prova de função pulmonar. Nesse exame você precisa soprar com toda a força e profundamente, após ter insuflado bem os pulmões em um aparelho que mede os fluxos pulmonares instantaneamente. Para inspirar, tudo bem, mas na hora de expirar (soprar), me dava crises de tosse e muita falta de ar. Não gostei de fazer não. Foi através desse exame e do meu RX que ela chegou à conclusão que tenho uma leve asma, por isso o uso de mais remédios. Além disso, me pediu também um RX dos seios da face para verificar se tenho sinusite.

Vou virar a menina farmácia mesmo...

AFFFFFFFFF (bem gradão)

Bem é isso...

Beijos

1 comentários:

Jehh disse...

Legal gostei da sua explicação ...
Eu não precisei fazer isso ... mais já li q mtas meninas precisam ...
amiga sobre seu comentario é assim
ela quer saber opniao da minha psiquiatra entende !? pra ela liberar cartinha .. o problema é minha psiquiatra já tinha me avisado q não faz carta de recomendação pra nenhuma de suas paciente pois ela acha radical e como q ela tem contato maior com seus pacientes ela não acha legal ....
mais ela falo q iria falar com psicologa vamos esperar pra ver!!
Realmente a cena do avião foi mto perfeita !!
Beijãooooooooo

Postar um comentário

Adoro receber o seu recado!