RSS

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Sua Cozinha é Perigosa?

Olás,

Ao visitar o blog Magra Emergente, peguei uma dica muuuuuito interessante sobre contaminação na cozinha e descobri que faço coisas erradas ao cozinhar e que posso aumentar as chances de contaminação dos alimentos por isso.

Por exemplo: vocês sabiam que ao esquentar alimentos prontos no microondas, como legumes por exemplo, você aumenta e muito a quantidade de bactérias?

Vou deixar o link da reportagem e nesse link tem um vídeo (não consegui colocar no blog) fornecendo maiores explicações sobre o assunto.

Sua cozinha é perigosa?

A relação do brasileiro com seu prato de comida está longe de ser saudável. No ano passado, 82 milhões de pessoas foram internadas com intoxicação alimentar e mais de 6 mil morreram no país por essa razão. O número está entre os maiores do mundo – e se compara ao de países pobres da África, revela a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Quase metade das infecções por alimentos (48,5%) acontece dentro de casa: é o leite aberto há cinco dias na porta da geladeira, a comida que passou horas esfriando sobre a mesa e a faca “promíscua” que cortou os legumes, a carne crua e a assada. No Brasil, não temos o hábito de etiquetar os alimentos abertos, com data da abertura e prazo de validade, prática comum em países europeus. Mas temos o vício de embalar tudo com papel filme: a maionese, os doces, os queijos, as frutas. “Nem todos são esterilizados e boa parte deveria estar na seção de papelaria”, diz Sérgio Motta, do Programa de Alimentos Seguros do Senai.

Ele também critica o uso indiscriminado do micro-ondas para esquentar alimentos prontos, como sobras de arroz e feijão. Motta explica que as bactérias se proliferam em temperaturas que vão de 10 a 60 graus célsius. “Ao aquecer alimentos a temperaturas amenas, podemos multiplicar os micro-organismos”, diz. O ideal, segundo ele, seria ferver novamente, em banho-maria.

Conservas caseiras, como molhos de pimenta, podem criar fungos se não estiverem totalmente embebidas em óleo e refrigeradas. A dica é ferver o molho – mesmo que pareça estranho – e depois resfriá- -lo rapidamente no freezer. A ideia é imitar o processo de pasteurização que acontece no leite. Lavar ovos é proibido. A água ajuda bactérias como a salmonela a atravessar a casca porosa e chegar até a clara.

A falta de informação também gera desperdício de alimentos. Mais de 30% de tudo o que é produzido no país acaba no lixo. As perdas começam na própria produção, passam pelo transporte, postos de distribuição e se acentuam na cozinha doméstica. As sobras de arroz, feijão e carne não são reaproveitadas em outras receitas. E a parte mais nutritiva de verduras, legumes e frutas, como cascas e talos, que poderiam ser usados em doces ou enriquecer receitas comuns com fibras (como mostra a receita ao lado), é descartada.

Fonte: Revista Época

Achei super legal essa dica, pois como diria o ditado: "Boa saúde começa pela boca" (no meu caso, em breve se Deus quiser será boquinha calminha com estomaguinho calminho... rs...).

Beijos

5 comentários:

Mônica disse...

Nooossa Cris... muito interessante mesmo...
tb faço coisas erradas... bom saber, agora vou mudar tudooo...
Beijão

Lookk disse...

Minha cozinha é perigosa, e eu tenho cosciência disso..rs...tenho tentando pelo menos manipular os alimentos corretamente, para não perder os nutrientes..
bjoo

Blog Dri Viaro disse...

Vim deixar bjs e boa noite!!

Anônimo disse...

Ah amiga, muitas vezes a gente tem hábitos que já vem da mãe, da avó e a gente nem sabe que esta fazendo errado.. mas é ótimo saber como fazer o certo.. só acho que muitas coisas deixam a gente paranóica.. rs

Beijoooo

Daniel Oliveira disse...

Adorei a Dica e o seu Blog tbm.
Tem temas bem legais aqui,vou te visitar sempre.^^
Olha o maior perigo na minha cozinha é minha irmã,"Oh, mulher que cozinha ruim!"rsrs

Bjusss

Postar um comentário

Adoro receber o seu recado!